Deus Existe (Albert Einstein)

Publicado: 18/08/2011 por ggilbertoaraujo em Artigos

Por Gilberto Araujo

Durante uma conferência com vários universitários no inicio do século XX , um professor da Universidade de Berlim desafiou seus alunos com esta pergunta:  Deus criou tudo o que existe? Um aluno respondeu valentemente: Sim, Ele criou… O professor respondeu: Se Deus criou tudo, então Deus fez o mal? Pois o mal existe, e partindo do preceito de que nossas obras são um reflexo de nós mesmos, então Deus é mau!

O jovem ficou calado diante de tal resposta e o professor, feliz, se regozijava de ter provado mais uma vez que a fé era um mito.

Outro estudante levantou a mão e disse: Posso fazer uma pergunta, professor? Lógico, foi a resposta do professor. O jovem ficou de pé e perguntou: O frio existe? Que pergunta é essa? Lógico que existe, ou por acaso você nunca sentiu frio?

O rapaz respondeu:  De fato, o frio não existe. Segundo as leis da Física, o que consideramos frio, na realidade é a ausência de calor. Todo corpo ou objeto é suscetível de estudo quando possui ou transmite energia, o calor é o que faz com que este corpo tenha ou transmita energia. O zero absoluto é a ausência total e absoluta de calor, todos os corpos ficam inertes, incapazes de reagir, mas o frio não existe. Nós criamos essa definição para descrever como nos sentimos quando não temos calor.

E o aluno continuou a perguntar: Professor, a escuridão existe? O professor respondeu: Existe. O estudante respondeu: Novamente comete um erro, a escuridão também não existe. A escuridão na realidade é a ausência de luz.“ A luz pode-se estudar, a escuridão não! Até existe o prisma de Nichols para decompor a luz branca nas várias cores de que está composta, com suas diferentes longitudes de ondas. A escuridão não, um simples raio de luz atravessa as trevas e ilumina a superfície onde termina o raio de luz. Como pode saber quão escuro está um espaço determinado? Com base na quantidade de luz presente nesse espaço, não é assim? Escuridão é uma definição que o homem desenvolveu para descrever o que acontece quando não há luz presente.”

Finalmente, o jovem perguntou ao professor: Senhor, o mal existe? O professor respondeu: Claro que sim, lógico que existe, como disse desde o começo, vemos estupros, crimes e violência no mundo todo, essas coisas são a expressão do mal.

E o estudante respondeu: O mal não existe, pelo menos não existe por si mesmo. O mal é simplesmente a ausência do bem, é o mesmo dos casos anteriores, o mal é uma definição que o homem criou para descrever a ausência de Deus. Deus não criou o mal. Não é como a fé ou como o amor, que existem como existem o calor e a luz. O mal é o resultado da humanidade não ter Deus presente em seus corações. É como acontece com o frio quando não há calor, ou a escuridão quando não há luz.

Este jovem foi aplaudido de pé, e o professor apenas balançou a cabeça permanecendo calado…Então perguntou o nome do ousado estudante. E ele respondeu: ALBERT EINSTEIN.

comentários
  1. Rosana disse:

    Parabéns pelo site pessoal. É muito importante termos essa preocupação em manter a fé, não nos abalarmos e deixarmos enganar perante os argumentos tão presentes durante a graduação.

  2. Cidinha Neves disse:

    Queria muito deixar registrado aqui a imensa admiração que sinto por esse grupo de jovens totalmente comprometidos com o verdadeiro sentido do Evangelho de Cristo. Com tantos “pratos” que o mundo tem nos oferecido, fica cada vez mais difícil dedicar uma vida pra Deus… Determinação e Fé são as palavras que eu melhor defino o grupo. Parabéns pelo trabalho, imagino que não seja nem um pouco fácil, mas sei que de fato é muito compensador, tanto pra quem trabalha, quanto pra quem é trabalhado… Deus continuará a abençoar todos vocês e tenho certeza que esse grupo será ainda maior. Sucesso! E que vidas possam continuar a serem alcançadas e corações incendiados.

  3. Thiago Fernandez disse:

    Não sabia Einstein, era um defensor da fé… Excelente texto!!!

  4. Charles silva disse:

    Nossa… Emocionante!!!

Deixe um comentário